Rumor: vaza novo modelo de iPhone. Ou não.

Sim, um rumor da Apple, mas esse é quente, parece até enredo de filme de espionagem: aparelho desconhecido/secreto cai nas mãos “erradas”, vai parar na imprensa e, de repente, o mundo todo descobre do que se trata. Mas foi real – ou, pelo menos, pensa-se que é.
O pessoal do Gizmodo apareceu hoje com uma bomba que simplesmente destruiu o “one more thing” que Steve Jobs diria no próximo verão americano: um protótipo do suposto futuro modelo de iphone, que especula-se que seja lançado em Julho com o iphone OS 4, teria sido perdido em um bar em Redwood City, na região do Vale do Silício.

Em um enorme texto que destrincha razões bem convincentes para se acreditar que este iPhone é real, e as spec tecs do bicho, entre outros detalhes, o Gizmodo revela que:
  • O novo iPhone virá com duas câmeras, uma delas frontal para video conferência;
  • Tela com resolução maior;
  • Case plástico totalmente reformulado, com uma borda de alumínio e botões metálicos;
  • Componentes internos miniaturizados para acomodar a bateria, que é 16% maior que a atual.
As razões que o Gizmodo elenca como provas de que o iPhone encontrado é mesmo real incluem:
  • O acabamento de primeira qualidade;
  • O fato de a Apple ter reportado a perda de um protótipo;
  • O aparelho rodar iPhone OS 4 antes do anúncio do mesmo segundo a pessoa que o encontrou (o OS foi travado remotamente pela Apple);
  • O aparelho ter sido encontrado disfarçado num case de iPhone atual
  • Uso de micro-sim, não utilizado por nenhum outro telefone móvel nos EUA.
Ainda em fevereiro, o usuário @TUDream twitpicou uma imagem de um possível futuro iPhone muito parecida com as do protótipo apresentado pelo Gizmodo. Outros sites, como o Engadget, também mostraram imagens de um aparelho semelhante, e houve até quem dissesse que na verdade o telefone mostrado é um protótipo de um celular japonês, o que mais tarde foi desmentido.
Para botar mais lenha na fogueira, há mais um fato interessante nessa história, que de certa forma é um ponto à favor da autenticidade do protótipo: John Gruber, do Daring Fireball, disse que o iPhone misterioso foi na verdade roubado, e dá a entender que o pessoal do Gizmodo sabe exatamente quem roubou o aparelho.
Pelos videos, fotos e argumentos apresentados no texto do Gizmodo, se o possível protótipo de iPhone é mesmo falso, foi muito bem produzido. Mesmo que seu formato e especificações aparentemente fujam dos iPhones produzido até então, ele tem “cara” de Apple, e é muito convincente. A verdade, porém, só será revelada em alguns meses.